- 25 de setembro de 2024
- Posted by: Forest
- Category: Sem categoria
A Espírito Madeira e a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia Madeira (SBCTEM) fecharam parceria para divulgação do evento, que será realizado entre os dias 7 e 9 de novembro, em Venda Nova do Imigrante (ES).
Representantes da Espírito Madeira irão participar do VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira, realizado em Pelotas pela SBCTEM, para divulgar o evento.
Carlos Sette Jr. é presidente da SBCTEM e destacou a importância da parceria entre as organizações em prol do desenvolvimento do setor madeireiro no Brasil.
“A parceria é de fundamental importância, acho que a sociedade tem um papel muito importante no desenvolvimento e no fortalecimento do setor madeireiro do país, seja ele em escala pesquisa científica, seja com parcerias e apoio de universidades e institutos de pesquisa, seja ele com a indústria florestal, desde a área florestal até os produtos finais que são provenientes da madeira”, explicou.
Sette Jr. também reforçou como será importante a integração no evento, em especial pelo networking criado entre o setor de pesquisa com indústrias e empresas.
“A inserção da SBCTEM num evento de tamanho, magnitude e importância como é a Feira, com tantos expositores e tantas empresas do setor produtivo florestal madeireiro, tantas entidades apoiando, é de fundamental importância para que a gente possa também se interagir, também se incluir neste meio com as outras tão importantes entidades que também estão participando da Feira”, complementa.
O presidente da SBCTEM também avaliou a importância da maior inserção dos centros acadêmicos e de pesquisa com o setor produtivo – incluindo em feiras como a Espírito Madeira.
“Eu acho que dessa parceria tiram-se excelentes frutos que têm impactos fundamentais na sociedade como um todo e traz benefícios para todos os envolvidos, seja o setor público por meio das universidades, seja o privado por meio das indústrias. Eu acho que as pesquisas aplicadas, que são desenvolvidas dentro das universidades e institutos de pesquisa, buscam trazer respostas práticas para as grandes questões e problemas apresentados pelas indústrias”, analisou.
Para Sette Jr. é fundamental que esses centros sejam vistos pelo setor produtivo e possam receber investimentos para desenvolverem novas tecnologias ao setor.
“O apoio, normalmente financeiro, das indústrias tem fundamental importância para as universidades, que é por meio dessas parcerias que a universidade consegue se capitalizar, consegue recursos financeiros, áreas experimentais para poder desenvolver seus trabalhos e suas pesquisas. Então, eu vejo como fundamental importância a união e as parcerias que são estabelecidas entre os setores público-privado, seja ele ensino e produtivo por meio das indústrias”, finalizou.