- 21 de julho de 2024
- Posted by: admin
- Category: Sem categoria
A madeira é um dos principais insumos na construção civil em todo mundo, sendo protagonista há séculos em edificações residenciais pelo caráter sustentável, bom isolamento acústico e térmico.
No Brasil, tradicionalmente as construções em alvenaria sempre tiveram maior preferência popular. Mas nos últimos anos diversos movimentos têm buscado colocar a madeira em foco na construção civil.
Paulete Almeida é uma das arquitetas de maior destaque no Espírito Santo e uma defensora da utilização da madeira como matéria-prima na construção de residências.
“Por ser um recurso renovável, a madeira sempre terá um papel protagonista quando se busca por materiais sustentáveis e de menor impacto ambiental”, explica Paulete.
A arquiteta concedeu exclusiva à Forest News em que contou também sobre como a madeira impacta no seu dia a dia de criação, sobre a sustentabilidade dessa matéria-prima e como o Espírito Santo tem crescido dentro do setor madeireiro.
Forest News – Qual sua avaliação das potencialidades e benefícios do uso da madeira como matéria-prima na construção civil?
Paulete Almeida – Eu sou suspeita de falar da utilização da madeira na construção civil, pois sou uma apaixonada pelas infinitas possibilidades que o uso desse material construtivo nos proporciona: É um material versátil, pois pode ser usado como elemento estrutural em pilares e vigas, em elementos de telhados como caibros, tesouras e forros, bem como em esquadrias, tanto internas como externas, além de usos menos nobres como formas e escoramentos.
Isso sem falar nos painéis compostos para paredes e elementos de construções modulares, cujo processo de montagem das estruturas em madeira é muito rápido e limpo. Além disso, é um material 100% reciclável e reutilizável, características que contribuem para a não geração de resíduos sólidos nos canteiros de obra.
A madeira é bastante resistente e durável, sendo um dos materiais de construção mais antigos da história humana. Prova disso são estruturas de madeiras centenárias que encontramos em igrejas, templos, castelos e pontes espalhadas pelo mundo afora.
É também é um ótimo isolante térmico e acústico.
FN – Como arquiteta, como você tem avaliado o crescimento na procura pela madeira na construção civil? Quais as principais aplicações dessa matéria-prima no design de interiores?
PA – Hoje a madeira, assim como outros materiais naturais, está em alta como tendência global quando se fala em construções sustentáveis.
Como não possuem muitas restrições ao uso, as estruturas de madeira, quando bem projetadas, tornam-se os principais elementos estéticos de uma edificação, trazendo um efeito visual muito marcante e diferenciado.
Mas ainda temos muitos profissionais desconhecem as vantagens do uso da madeira na construção civil e, por isso tem crenças limitantes de que é um material frágil e de difícil manutenção.
Por ser um material natural, os usos de madeira no design de interiores promovem espaços aconchegantes e acolhedores. Também podemos pontuar sua vasta utilização no mobiliário, que “brinca” com as possibilidades de formas, cores e texturas que os diversos tipos de madeira possibilitam.
FN – Na sua visão, como o setor florestal e madeireiro está situado no Espírito Santo atualmente?
PA – Tenho percebido o crescimento de toda cadeia produtiva da madeira, desde investimentos em tecnologia e pesquisas no setor florestal e madeireiro, quanto de incentivos e investimentos no setor moveleiro e de estruturas modulares em madeira, trazendo oportunidades de novos negócios e fortalecimento para a economia do país.
FN – Na sua visão, é possível aliar o desenvolvimento sustentável com a maior inserção da madeira dentro do mercado – em especial da construção civil?
Com certeza!
A madeira pode ser utilizada em diversos tipos de construção, desde grandes edifícios comerciais a habitações residenciais de pequeno porte, abrindo um leque de potencialidades para o uso do material nas suas diversas aplicações.
Por ser um recurso renovável, a madeira sempre terá um papel protagonista quando se busca por materiais sustentáveis e de menor impacto ambiental. Sobretudo a “madeira engenheirada”, que é todo tipo de madeira que passa por um processo industrial resultando em um produto tecnológico como características de alta resistência mecânica e a resistência a agentes químico
biológicos. Esses diferenciais conferem a madeira engenheirada uma grande flexibilidade na concepção de estruturas de madeira arrojadas e diferenciadas.
Essa entrevista faz parte da série especial sobre a Segunda Edição da Espírito Madeira, evento que será realizado entre os dias 7 a 9 de novembro, em Venda Nova do Imigrante (ES), reunindo representantes do segmento de ponta a ponta – desde produtores florestais até empresas de alto design.
Confira um pouco das construções em madeira que a arquiteta Paulete Almeida desenhou: